quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Exportações crescem 9,9% no 1º semestre


Vinhos: Exportações crescem 9,9% no 1º semestre

As exportações de vinhos portugueses cresceram 9,9% no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo de 2011, atingindo os 304,3 milhões de euros. A revelação foi feita pelo presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro.
 
Em declarações à Lusa, o dirigente da associação responsável pela promoção dos vinhos no mercado interno explicou que, em termos interanuais, isto é, nos 12 meses até Junho deste ano, o crescimento das exportações de vinhos nacionais atingiu os 9,4%.
 
"Há aqui alguns dados que não são extraordinariamente elevados, mas que são bons e que, se se mantiverem por um período longo, é excelente", afirmou Jorge Monteiro, acrescentando que, se o ano do setor fosse encerrado em Junho, o total anual móvel somaria 679 milhões de euros em exportações, mais 22 milhões do que em 2011.
 
Segundo o presidente da ViniPortugal, o setor assistiu, nos últimos 10 anos, a um crescimento anual de 4,5% em valor, o que "visto ano a ano é pouco, mas é muito mais do que a economia". Jorge Monteiro destacou os crescimentos de dois dígitos registados em mercados como o Brasil e Alemanha e os números "significativos" da China, embora com uma pequena base de partida.
 
O responsável sublinhou ainda que é preciso estar atento a medidas protecionistas por parte das economias emergentes, à semelhança do que aconteceu, este ano, no Brasil, quando o país quis elevar os impostos sobre os vinhos importados. 
 
"Temos que estar muito atentos e, logo que haja conhecimento de uma ameaça dessas, atuar", concluiu Jorge Monteiro, que salientou a importância de uma ação concertada entre vários intervenientes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário