terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lavradores de Feitoria e Museu do Côa unem-se para criar e lançar nova marca de vinho


A Lavradores de Feitoria – projecto no Douro que reúne 15 produtores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelo Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior – associou-se ao Museu do Côa para, em parceria, lançarem uma nova marca de vinho. ‘Museu do Coa by Lavradores de Feitoria’ nasceu de uma conjugação de vontades cujo resultado chega agora ao mercado materializado num tinto de 2009.

Segundo Fernando Real, Presidente da Fundação Côa Parque, “este vinho é fruto de uma iniciativa – a primeira de outras que se seguirão com este ou outros players da região – com um significado muito especial porque resulta de um conjunto de ideias partilhadas. Quem comprar ‘Museu Coa by Lavradores de Feitoria’ estará a alimentar o corpo e o espírito.”, isto porque cada garrafa tem um voucher que vale uma entrada gratuita no Museu do Côa. Esta componente inovadora – e única em Portugal – junta-se ao facto de ser o primeiro museu português com uma marca de vinho própria.

Para Olga Martins, CEO da Lavradores de Feitoria, “este é mais um passo para promovermos o Douro no seu todo e em parceria, algo que faz parte da cultura da nossa empresa. Com esta iniciativa estamos a aliar gastronomia com cultura, património e paisagem. Com o património vamos promover o nosso vinho e com o vinho trazer pessoas a conhecerem o Museu do Côa e o Douro”.

O ‘Museu do Coa by Lavradores de Feitoria tinto 2009’ é um vinho com características e perfil do Douro Superior: bastante frutado, com taninos suaves e uma boa estrutura, o que lhe confere longevidade. É feito com uvas das quintas que a Lavradores de Feitoria possui na sub-região do Douro Superior (onde fica localizado o Museu do Côa), juntando Touriga Nacional (70%), Tinta Roriz (20%) e 10% de uma mistura de castas de uma parcela de Vinhas Velhas.

Com um PVP recomendado de € 15,00, o ‘Museu Coa by Lavradores de Feitoria tinto 2009’ pode ser adquirido no Museu do Côa, mas também em garrafeiras e lojas seleccionadas em todo o país.

A rocha 6 da Penascosa e o rótulo ‘Museu Coa by Lavradores de Feitoria’

A concepção gráfica do rótulo do ‘Museu Coa by Lavradores de Feitoria’ foi inspirada numa das cabras materializada na rocha 6 da Penascosa, sendo a cabra um dos quatro temas zoomórficos fundamentais mais figurados na arte paleolítica do Côa – juntamente com o cavalo, o auroque e os cervídeos.

A rocha 6 da Penascosa é um painel vertical xisto-gauváquico, com uma superfície relativamente lisa, que guarda algumas gravuras da época Gravettense (+/-25.000 - +/-18.000 anos antes do presente), o mais antigo período da arte paleolítica do Côa. Dois cavalos e duas cabras surgem aqui associados, gravados por picotagem profunda e sobrepostos entre si. Há ainda um terceiro cavalo figurado mais à esquerda do painel. Todas estas figuras estão representadas em perfil absoluto, como que vogando num espaço etéreo, sem representação de solo. Embora ao ar livre, a profundidade dos traços originais destas gravuras ainda hoje permite a sua boa visualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário