sexta-feira, 26 de abril de 2013

“A vinha, o vinho e o mercado: desafios para o Douro Superior” em debate a 24 de Maio


“A vinha, o vinho e o mercado: desafios para o Douro Superior” é o tema do colóquio que se realiza no dia 24 de Maio, no âmbito do 2.º ‘Festival do Vinho do Douro Superior, evento que a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa promove de 24 a 26 no ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras. A inscrição é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis, e pode ser feita através dos contactos 21 436 95 14, 21 436 94 54 ou vq.externo@mce.iol.pt (Vanessa Quintas).


O colóquio é dirigido aos lavradores durienses, produtores e engarrafadores de vinhos do Douro e do Porto e tem como objectivo a reflexão e partilha de experiências e conhecimentos. O painel de oradores é composto por doze profissionais que conhecem e trabalham na região (ver programa abaixo). Entre as 10h00 e as 16h30, esta iniciativa marca o arranque da segunda edição do festival que pretende afirmar Foz Côa como a capital do Douro Superior ao projectar e promover a identidade desta sub-região como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios, capitalizando para o aumento da notoriedade de ambos: território e vinhos.

Depois do colóquio é inaugurada a exposição e prova de vinhos e sabores, onde os visitantes vão poder degustar e comprar vinhos, azeites, amêndoas, doces, queijos e enchidos a preços especiais. Acessível de forma gratuita, mas mediante a compra de um copo por dois euros, estará patente entre as 17h00 e as 23h00 no primeiro dia e das 15h00 às 22h00 no Sábado (25) e no Domingo (26). A primeira prova comentada por especialistas acontece também no dia 24 e foca-se nos “Brancos de Terroir do Douro Superior”. No dia seguinte são duas as provas, uma de “Azeites do Douro Superior” e outra de “Vintage de Quinta do Douro Superior”. O mote da prova de Domingo é “20 anos de grandes tintos do Douro Superior”.   

Ainda do programa do Festival fazem parte o 2.º ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’ – aberto aos vinhos produzidos na sub-região nas categorias de brancos, tintos e vinhos do Porto – e visitas a quintas produtoras de vinho. Estão também previstas outras dinâmicas paralelas, de onde se destaca a animação – no recinto e na própria cidade – com números de magia, malabarismo, intervenções de teatro de rua, percussão tradicional portuguesa e espectáculos musicais; e acções de formação sobre o serviço de vinho do Porto, destinadas a profissionais do canal horeca e promovidas pelo IVDP:

O ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ é um evento multifacetado com uma componente mais virada para profissionais do vinho, mas que é também uma mostra de vinhos e sabores, uma festa popular e um momento para atrair “opinion makers” (jornalistas, escanções e compradores) à região. Integram este certame produtores de Vila Nova de Foz Côa, mas também dos concelhos vizinhos: Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo, São João da Pesqueira e Meda.

Programa | Colóquio “A vinha, o vinho e o mercado: desafios para o Douro Superior”
Sexta-feira, dia 24 de Maio
10h10   Flavescência Dourada – A “filoxera” do século XXI
Cristina Carlos (ADVID)
10h40   Sombreamento Parcial do Copado da Vinha
Pedro Barbosa (Vale Meão) e Manuel Oliveira (UTAD)
11h10   Porta Enxertos, castas e clones do Douro Superior. Que vinho queremos ter?
António Graça (Sogrape)
11h50   Coffee break
12h00   1963 / 2013 – 50 anos de Viticultura Duriense. O que mudou? O que ganhámos e o que perdemos. Revisão da matéria…
Mesa Redonda: Carlos Peixoto (Ramos Pinto), António Magalhães (Fladgate Partnership), António Agrellos (Quinta do Noval), José Manso (Sogevinus)
12h40   Debate
13h10   Almoço
15h00   O cooperativismo duriense – presente e futuro na economia regional
Ilídio Santos (Adega Cooperativa de Freixo de Numão) e Nuno Borges (Adega Cooperativa de Vila Real)
15h20   Vender o Douro ao Mundo
Renata Abreu (Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo)
15h40   O Mercado de Porto e Douro em 2020. Projecções para o futuro
Gonçalo Brito (Symington Family Estates)
16h10   Debate
16h30   Encerramento

Programa | Provas Comentadas por Especialistas
Sexta-feira, dia 24 Maio
18h00   Brancos de Terroir do Douro Superior
por João Afonso, jornalista e crítico da Revista de Vinhos
Sábado, dia 25 de Maio
15h30   Prova de Azeites do Douro Superior
por Francisco Pavão, Presidente da CVR Trás-os-Montes e especialista em azeites
18h00   Vintages de Quinta do Douro Superior
por Nuno Oliveira Garcia, colaborador da Revista de Vinhos
Domingo, dia 26 de Maio
16h30   20 anos de grandes tintos do Douro Superior
por Luís Antunes, jornalista e crítico da Revista de Vinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário