quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fiuza Sauvignon 2011





Ano: 2011


Produtor: Fiuza & Bright


Região/País: Tejo / Portugal


Casta: Sauvignon Blanc


Preço: 4€




Prova: Vinho límpido de cor limão pálido.

No nariz define-se limpo com uma intensidade pronunciada. Apresenta aromas de fruta tropical (maracujá) e citrinos.

Na boca é um vinho seco, com uma acidez média de corpo inteiro e final longo. Na boca predominam sabores vegetais seguidamente de uma mineralidade muito fresca.

Conclusões: Muito bom vinho.

Gostaria de destacar este vinho que provei recentemente como tendo uma excelente relação qualidade preço. É um vinho muito fresco, com aromas muito pronunciados e agradáveis de fruta tropical e com uma mineralidade muito refrescante na boca. Este vinho foi feito com 100% de Sauvignon Blanc, uma casta francesa da zona do Loire (Sancerre e Pouilly-Fumé) e de Bordéus (Graves e Sauternes para os vinhos licorosos). Esta casta foi introduzida com grande sucesso na Nova Zelândia e em Napa Valley na Califórnia, sendo muitas vezes rotulado como Fumé Blanc.

2 comentários:

  1. Caro Constantino Ramos, esta nota de prova despertou-me (novamente) a curiosidade em provar os vinhos Fiúza, e espero até final do ano fazer um pequeno raide a Almeirim para provar toda a gama. Nessa altura farei notas de prova de todos os vinhos do portefólio deste produtor e poderemos conversar melhor :-) Mas para já, é de realçar o prazer que lhe deu consumir este vinho, sem dúvida com uma relação qualidade-preço excelente, como aliás vai acontecendo com muitos dos vinhos da Região Tejo. Acompanhemos pois os vinhos desta região, onde produtores como como Vale d'Algares, Pinhal da Torre ou o próprio Rui Reguinga (com o seu extraordinário Tributo) já nos proporcionaram excelência. Saudações enófilas!

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel Zegre, muito obrigado pelo simpático comentário. Também eu partilho da sua opinião e tenho ficado extremamente agradado com a qualidade dos vinhos brancos produzidos na Região do Tejo vendidos ao público a preços na minha opinião muito atractivos. Também eu ficarei a aguardar essa prova vertical pois infelizmente ainda não tive oportunidade de provar mais nenhum vinho desta casa. Saudações enófilas!

    ResponderEliminar